Clube Europeu (AEGCC)_Exposição_Visita_2021

No manual Recomendações para o Ensino e a Aprendizagem sobre o Holocausto, Kathrin Meyer, Secretária Executiva do IHRA (International Holocaust Remembrance Alliance), relembra as palavras de Göran Persson, na abertura do Fórum Internacional Sobre o Holocausto, em Estocolmo, no ano de 2000, “Aconteceu uma vez. Não deveria ter acontecido, mas aconteceu. Não deve acontecer outra vez, mas pode acontecer. É por isso que a Educação sobre o Holocausto é fundamental.”
No dia 22 de junho, os alunos do Clube Europeu, coordenadores e outros professores visitaram o Museu Fronteira da Paz, em Vilar Formoso. Uma vez que se comemora o Ano Europeu do Transporte Ferroviário, a viagem realizou-se em comboio, permitindo, assim, diversas aprendizagens sobre o que apelidamos de “Comboios que salvam”.
Uma das mensagens do Museu Fronteira da Paz é a de que o nosso país soube acolher todos aqueles que, fugindo ao horror da guerra e às perseguições, procuravam a paz e uma oportunidade de começar uma nova vida.
Neste século, ainda jovem, torna-se cada vez mais imperioso que se fale do transporte ferroviário como uma forma de salvar o nosso planeta, dando este exemplo aos nossos alunos de como viajar de forma sustentável.